quarta-feira, 30 de setembro de 2009

C.M.E.F. “Pe. SEBASTIÃO TEIXEIRA DE CARVALHO”
CURSISTA: SONIA REGINA DE SOUZA NASCIMENTO
Unidades 19 e 20

Relatório

Estilo, Coerência e Coesão

Trabalhamos a unidade 19, sobre o Meio Ambiente e nela incluímos o Rio Araguaia. Para esse fim, convidamos representantes dos órgãos de conservação ambiental como a SEMA, e a Secretaria Municipal do Meio ambiente de Barra do Garças. Cada palestrante explanou assuntos inerentes a sua área de ação. Em seguida os alunos dirigiram perguntas que foram sanadas pelos palestrantes.
Durante toda a semana seguinte abordamos em sala de aula, assuntos sobre o meio ambiente e o Rio Araguaia à medida que confeccionamos cartazes, painéis e elaboramos redações e poesias. Entre os trabalhos, escolhemos três que julgamos melhores e premiamos os seus autores. Foi um trabalho árduo, mas muito proveitoso.

COMENTÁRIO DO ALUNO
MARCO DIONY GOMES FERREIRA
Unidades 19 e 20

“O meio ambiente é um assunto muito importante e muito discutido em qualquer lugar. Na escola houve palestra com autoridades da SEMA, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e outros.Em seguida fizemos uma redação tentando explicar o que está acontecendo com o nosso verdadeiro hábitat.Gostaria que todos pudéssemos encontrar soluções para os terríveis problemas que envolvem o meio ambiente.”


Composição da mesa


Representantes de Secretarias do Meio Ambiente
Assoreamento do Rio Araguaia e Matas Siliares

Cartazes produzidos pelos alunos do 9º ano


1º Lugar Redação sobre o meio ambiente aluno Bruno Araújo

C.M.E.F. “PE. SEBASTIÃO TEIXEIRA DE CARVALHO”
CURSISTA: SONIA REGINA DE SOUZA NASCIMENTO
TP-5

Relatório

Estilo, Coerência e Coesão

Das unidades 17 e 18 estudadas, trabalhamos em sala de aula os textos da unidade 17 onde buscamos, junto com os alunos, explorar as emoções: alegria, tristeza, euforia entre outras e o significado que cada palavra representava para cada um.
No texto “Palavra”, de Adriana Falcão, pudemos observar o quanto a palavra e seus significados tem poder de despertar sentimentos e transformar. Distribuídos em grupos os alunos foram orientados a buscarem diferentes palavras a serem analisadas. Cada grupo apresentou no máximo quatro palavras de significados diferentes. No final, percebemos que, par cada aluno as palavras representavam coisas diferentes; Exemplos: Deus – soberano, altíssimo, maravilhoso, único; Vício – Algo que prejudica sua saúde; algo que não propicia pensar nas conseqüências; algo pode matar; algo que, por ela, você passa por cima de tudo e todo; entre outros exemplos.

COMENTÁRIO DO ALUNO
ANDRIELLI OLIVEIRA DA SILVA
UNIDADES 17 E 18

“Pude descobrir através desta atividade o quanto as palavras mudam de significado de uma pessoa para a outra. Pudemos discutir com os colegas sobre o que eles entendiam por determinada palavra.”

terça-feira, 29 de setembro de 2009

C.M.E.F. “ PE. SEBASTIÃO TEIXEIRA DE CARVALHO ”
DOCENTE: SONIA REGINA DE SOUZA NASCIMENTO
UNIDADES 15 E 16 – TP4
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Dos textos estudados das unidades 15 e 16 escolhemos o texto “Admirável Mundo Louco”, de Ruth Rocha, onde abordamos várias problemáticas do mundo atual, com relação as cidades grandes, a frieza da geração atual, entre outros.Foram lançadas várias questões tais como: Explicar o título do texto; como associar a sociedade dos “freguetes” citadas por Ruth Rocha, com a nossa sociedade atual; o que a autora buscou ironicamente criticar.
Depois das questões houve um debate entre os grupos onde surgiram novas questões. O trabalho em si foi ótimo.Notamos que o aluno percebe a desigualdade e a falta de calor humano entre as pessoas, pois o mundo seria bem melhor se todos interagissem uns com os outros de um modo mais humano.

COMENTÁRIO DO ALUNO
WILQ OLIVEIRA DE ALMEIDA
UNIDADES 15 E 16 – ADMIRÁVEL MUNDO LOUCO

“Após a leitura do texto fizemos debates e compreendemos várias coisas do nosso mundo. Uma das principais coisas que compreendemos, é que o nosso mundo, na verdade, não é tão bonito quanto pensamos. Está cheio de problemas como a fome, a miséria, a falta de moradia e a violência. È preciso providências para que tudo melhore”.



C.M.E.F. “ PE. SEBASTIÃO TEIXEIRA DE CARVALHO ”
DOCENTE: SONIA REGINA DE SOUZA NASCIMENTO
UNIDADES 13 E 14 – TP4
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Os textos das Unidades citadas alguns foram trabalhados, outros não, devido ao pouco tempo, pois tínhamos que trabalhar também os conteúdos rotineiros destinados ao ano letivo. Mesmo assim buscamos desenvolvê-los.
Escolhemos como tema para ser trabalhado a “festa junina”. Discutimos sobre ao assunto e em seguida confeccionamos cartazes e convites acionando e integrando a área de Língua portuguesa e Artes, onde, o professor de Português trabalhava os textos a serem escritos nos cartazes e convites enquanto o professor de Artes trabalhava os desenhos, pinturas e colagens.
As atividades foram consideradas satisfatórias, proveitosas e muito prazerosas, pois pudemos perceber a efetiva participação e interação de todos os alunos envolvidos que com alegria e entusiasmo doaram materiais para os trabalhos. Nestas atividades os trabalhos foram ótimos.

COMENTÁRIO DO ALUNO
ROSANA DA SILVA
UNIDADES 13 E 14 - FESTA JUNINA

“Este trabalho foi bem divertido. Fizemos cartazes e convites, trabalhamos juntos na mesma sintonia, alunos e professora. Em minha opinião deveria haver mais atividades como esta: todos trabalhando juntos”.









C.M.E.F. “Pe. SEBASTIÃO TEIXEIRA DE CARVALHO”.
DOCENTE: SONIA REGINA DE SOUZA NASCIMENTO
UNIDADES 11 E 12 - TP 3
TIPOS TEXTUAIS E SUA INTER-RELAÇÃO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS

Os textos trabalhados nestas duas Unidades são bastante comuns, pois já foram vistos em anos anteriores, principalmente os tipos de textos como: Descrição, Narração e Dissertação.
Os textos descritivos e narrativos foram bem compreendidos, inclusive propiciando momentos de descontração. O texto dissertativo, no entanto, foi de difícil compreensão por tratar-se de um texto argumentativo cujas idéias teriam que ser defendidas
.
Para o trabalho com as Unidades foi escolhido o texto narrativo com predominância do descritivo, onde cada aluno localizaria no seu próprio texto as predominâncias.



COMENTÁRIO DO ALUNO
LUZENI MONTEIRO DA SILVA VIEIRA
UNIDADES 11 E 12

GÊNEROS TEXTUAIS
DESCRIÇÃO E NARRAÇÃO

Já trabalhamos com Descrição e narração. “A descrição foi fácil, já na narração encontrei dificuldade em criar sobre o tema escolhido: “Amizade”.

domingo, 27 de setembro de 2009

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

LÍNGUA PORTUGUESA

C.M.E.F. "Pe. SEBASTIÃO TEIXEIRA DE CARVALHO" - VILA MARIA
CURSISTA: SONIA REGINA DE SOUZA NASCIMENTO
FORMADORA: RITA NATÁLIA

TRABALHOS REALIZADOS EM SALA DE AULA COM OS DISCENTES DO 9º ANO
TP3
UNIDADES 09 E 10 - GÊNEROS TEXTUAIS

Biografias: Monteiro Lobato e Cecília Meireles

C.M.E.F. “Pe. SEBASTIÃO TEIXEIRA DE CARVALHO”. DOCENTE: SONIA REGINA DE SOUZA NASCIMENTO UNIDADES 09 E 10 GÊNEROS TEXTUAIS: DO INTUITIVO AO SISTEMATIZADO E TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS

Vários foram os tipos de gêneros textuais trabalhados em sala de aula, distribuídos aos grupos que foram incumbidos em trabalhar uma atividade e em seguida relatá-la para que todos os outros grupos tomassem conhecimento dos tipos de gêneros textuais existentes. Uma vez executada a atividade, o docente, junto com os discentes, foram identificar e classificar, ao mesmo tempo, os gêneros textuais trabalhados em sala de aula. Ao final das duas semanas escolhemos a biografia de Monteiro Lobato e Cecília Meireles e fizemos uma adaptação a “ Auto Biografia” como sendo um dos gêneros a ser trabalhado pelos discentes, individualmente. Cada um fez a sua própria “Auto Biografia”, tendo alguns lido as suas para toda a sala. Foi um sucesso. Todos gostaram. Percebi, no entanto, que alguns discentes tiveram dificuldades em ordenar sequencialmente os dados biográficos, lançando informações soltas e sem coerência. As deficiências foram então corrigidas refazendo-se os trabalhos com a ordem requerida.
COMENTÁRIO DO ALUNO
ALANA ELEN ROESLER
UNIDADES 9 E 10
Autobiografia

“Gostei muito do trabalho sobre autobiografia porque colocamos no papel o que gostamos e o que não gostamos em nós mesmos.Tivemos a oportunidade de expressar o que sentimos”.

sábado, 26 de setembro de 2009